sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Aprovação projeto FUNASA


Na área temática "Esgotamento Sanitário" e linha de pesquisa "Sistemas tipo wetlands construídos para tratamento de esgotos e/ou pós-tratamento de efluentes", foi aprovado o projeto intitulado "Filtros plantados com macrófitas (WETLANDS construídos) empregados no tratamento descentralizado de esgotos/Wetlands Videira" – Universidade Federal de Santa Catarina - SC. Coordenador: Paulo Belli Filho (resultado do edital de convocação nº 01/2011 da FUNASA)

Relevância e justificativa (conforme edital nº 01/2011 da FUNASA): O tratamento em sistemas tipo wetlands construídos decorre dos processos físicos e bioquímicos que ocorrem junto à rizosfera – região de contato entre as raízes das macrófitas emergentes e o material filtrante (usualmente empregado areia e/ou brita), a matéria orgânica remanescente e os sólidos são removidos, nutrientes são adsorvidos ou requeridos pelo vegetal e os patógenos são eliminados, promovendo, assim, um efluente final com condições ideais ao reuso da água. Embora os estudos sobre os wetlands construídos, bem como da combinação destes com outros sistemas, como alternativa tecnológica para o tratamento de esgotos domésticos venha sendo realizada, poucos são os trabalhos e as aplicações para a realidade brasileira. Destaca-se que estes sistemas incorporam ações naturais de depuração dos esgotos e, conseqüentemente, estão diretamente submetidos às condições climáticas locais, sendo necessários estudos regionalizados para que os mecanismos e o desempenho de tratamento sejam maximizados e mantidos ao longo do tempo.

Objetivo e produto esperado (conforme edital nº 01/2011 da FUNASA): Projetar, implantar, monitorar e avaliar sistemas tipo wetlands de fácil construção, operação e manutenção, executados e empregados para tratamento de esgotos e/ ou pós-tratamento de efluentes. Elaborar cartilhas de operação e manutenção do sistema incluindo os custos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário